Arabic English Spain

domingo, 19 de abril de 2009

Especial: A saga do manto tricolor

O que representa uma camisa para um aficcionado pelo esporte mais praticado no mundo?

Mais do que um tecido com as cores do seu time, o uniforme de uma equipe representa o orgulho de ser um torcedor.
A paixão pela flâmula e as cores do seu time...

As seguintes linhas arquitetam um dos maiores passos no caminho da vitória xxiita: o "manto mouro tricolor".


Nove meses de improvisação

Desde os primeiros dias de aula do XXII CSAP, a construção de um ideal futebolístico em comum tornou-se uma das maiores preocupações desses csapianos. Da escolha do nome até a participação dos melhores jogadores, tudo fora um desafio nessa jornada de 9 meses, que nos levou ao 3° lugar no CSAPÃO logo em nossa primeira temporada. Destarte, conseguimos muito sem um manto oficial, jogando sob a égide da improvisação. Contanto, é de se saber o quão custoso é confeccionar um uniforme. Vai-se esforço, dinheiro, preocupação e tempo - algo escasso para um csapiano.

A importância de algo que nos una, ainda que apenas visualmente, se fez necessária. Tornamos uma das únicas equipes que em sua segunda temporada não possuía um uniforme, configurando-nos em uma vergonha organizacional.

O trabalho árduo dos mouros

Já no mês de fevereiro, às vésperas do Carnaval, a diretoria moura partiu ao mercado em busca das melhores opções: as que honrassem a tradição e a garra do foot-ball sagrado. Tomadas e tomadas de preço após, achamos o local mais adequado: a Difato Esportes.

Passamos à fase de escolha das cores que mais nos representassem. O verde era inarredável: é a cor do Islã, Maomé a elogia e os muçulmanos acreditam que as almas dos mártires do Islã entrarão no Paraíso sob a forma de aves de cor verde. O preto representa a nossa afrodescendência, o orgulho do negro em nossa veias. O branco representa a paz, a crença no futebol-arte. Assim, nasceu o Tricolor Mouro.

Outra preocupação surgira: a semelhança primária com as cores do Maxixe, equipe do CSAP XIX. Logo, procuramos modelos o mais exclusivo possível afim de nos destacarmos da tradição maxixe. Um modelo à semelhança, em cortes, da camisa do tricolor paulista São Paulo F.C. foi a solução. Assim, passamos à fase da confecção: dias e noites de cortes, costuras, impressões em silk-screen, aplicações, bordados. Trabalhadoras deixam seus filhos por conta de amigas afim de completar o serviço dentro do prazo estipulado.

A ansiedade

Assim se fez a camisa xxita, em seu modelo masculino e feminino. A alegria pelo cumprimento da tarefa sagrada arrebatou nossos corações como um sonho concretizado de criança. A previsão otimista é que já nas quartas-de-final contra o 171, no dia 28/04, o manto sagrado tricolor defilará altivo pelas quadras do Tropical, nunca caminhando sozinho.

Para a tristeza dos adversários, pela ventania, pelo temporal, estaremos de pé, com a alegria de sermos xxiitas. O nosso hino cantado à viva-voz, à inspiração dos Reds, vem-nos à cabeça sempre que as luzes refletidas nas cores alvinegro-verdes alcançam nossas retinas:

Walk on, walk on with hope in your heart and you'll never walk alone!

0 comentários:

Sobre nós

Nosso Blog:
O Blog é constantemente atualizado para trazer-lhe as notícias mais importantes sobre o CSAPÃO e a Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. É produzido pelos atletas dos XXiitas F.C., com contribuições dos companheiros de turma. O site é atualizado continuamente durante a semana, com maior frequência durante o período do CSAPÃO.

Nossa política:
O BTM encoraja os seus leitores a adicionar comentários às discussões. Seguimos a política de não publicar qualquer material ilegal, ameaçante, calunioso, difamatório, obsceno, pornográfico ou outro material que viole a lei.


Contate-nos:
Ajude-nos com seus comentários. Use nossas seções de comentários ou nosso e-mail (tricolormouro@gmail.com) para contar-nos a sua opinião sobre nossos posts, nossas notícias e os tópicos mais comentados da semana.

Importante!
O Blog Tricolor Mouro não possui nenhum vínculo com a Fundação João Pinheiro e a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho. Sua produção é uma iniciativa independente e de inteira responsabilidade de seus realizadores.

Este é um site de ficção e fantasia. Toda e qualquer semelhança com fatos e/ou nomes reais é mera coincidência.

Sobre a Fundação João Pinheiro

A Fundação João Pinheiro é uma instituição pública estadual vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais voltada para a realização de projetos de pesquisa aplicada, consultorias, desenvolvimento de recursos humanos e ações de apoio técnico ao Sistema Estadual de Planejamento. Atua nas áreas da administração pública e privada, avaliação de políticas públicas, economia, demografia, estudos históricos, culturais, municipais e político-sociais.

Sobre a Escola de Governo

Criada pela Lei Estadual nº. 10.961, de 14 de dezembro de 1992, a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho tem por finalidade formar e capacitar recursos humanos, prioritariamente para administração pública do Estado de Minas Gerais e também para os níveis federal, estadual e municipal de governo e entidades não-governamentais; desenvolver projetos de ensino, de pesquisa e de extensão relacionados com a gestão pública e apoiar a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.